Assista nossos Programas

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Centro de Educação Infantil cultiva horta para ensinar a criançada a comer bem

O Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador Homero Domingues da Silva, localizado no Jardim Britania, Zona Oeste, faz do cultivo da horta uma ferramenta adicional no desenvolvimento de seu projeto de Educação Nutricional. Plantando e colhendo legumes e verduras, alunos com até três anos de idade aprendem desde cedo a importância da boa alimentação e como o meio ambiente pode ser fundamental nesse processo. Existentes também em outras unidades, são programas que cada escola desenvolve de acordo com seu projeto pedagógico.
Realizado no CEI do Jardim Britania há três anos, o trabalho com a horta desperta a curiosidade dos pequenos pelas coisas que ocorrem na natureza. Eles acompanham de perto o desenvolvimento das mudas e sementes que plantam e ficam sabendo da importância do sol, da água e do solo para o crescimento de itens, como alface e rabanete, que são servidos nas refeições do CEI.
Com todas essas informações que as crianças aprendem brincando, a horta se torna um incentivo ao consumo de hortaliças. "Quando os alunos percebem que o alimento que está no prato é o mesmo que eles colheram, se sentem mais estimulados a experimentar", diz a professora Valéria Oliveira, responsável pelo projeto de Educação Nutricional na unidade.
E o aprendizado não fica só dentro da escola. Os pais também participam ativamente do projeto. Em todas as reuniões, eles recebem uma nova receita que contém verduras, frutas e legumes. Dessa forma, o que é ensinado na escola é estendido para a família, fazendo com que esses alimentos também façam parte do cardápio da criança em casa.
O teatro é outra ferramenta que faz parte do processo de educação nutricional adotado pelo CEI. Professores da unidade encenam peças onde alimentos naturais são personagens constantes, incentivando, de forma lúdica, a criançada a ficar atenta à alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!