Assista nossos Programas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

BARRA FUNDA GANHA SUA PRIMEIRA BIBLIOTECA INFANTIL

A partir do dia 24 de maio, o bairro da Barra Funda ganha a sua primeira biblioteca infantil. Batizada de Brincalendo, a unidade está localizada na rua Lopes Chaves, nº 229 (entra as ruas Brigadeiro Galvão e Barra Funda), sede do Instituto Brasil Leitor, idealizador do projeto. O IBL é uma organização voltada para a criação e gestão de projetos de estímulo à leitura e à educação.

As inscrições para a biblioteca serão abertas a partir do dia 22 de maio, sábado, das 10h às 13h. Para se inscrever, as crianças devem estar acompanhadas dos pais. Também é necessário levar o comprovante de residência. Os pequenos leitores serão cadastrados e receberão uma carteirinha de identificação para fazer os empréstimos gratuitos. O acervo inicial da biblioteca será de 450 títulos infantis.

A Brincalendo funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. “A idéia é que as crianças retirem os livros no caminho para escola ou na volta para casa”, conta Ivani Nacked, diretora do IBL.

A biblioteca Brincalendo é um desdobramento das bibliotecas para Primeira Infância, instaladas em hospitais, clínicas médicas e odontológicas, creches, escolas públicas e particulares. A biblioteca também integra o projeto que leva o mesmo nome, Brincalendo, lançado no dia 25 de abril pelo próprio Instituto Brasil Leitor. Com ele, a rua Lopes Chaves é palco de eventos gratuitos mensais ligados à leitura, arte e reciclagem, sempre com ênfase na história do bairro da Barra Funda. O objetivo é oferecer acesso ao livros, além de um dia de lazer entre pais e filhos.


Sobre o Instituto Brasil Leitor
O Instituto Brasil Leitor (IBL), organização voltada para a criação e gestão de projetos de estímulo à leitura e à educação, idealizou o projeto “Ler é Saber”que mantém além das bibliotecas para Primeira Infância, as bibliotecas em terminal de ônibus, nas estações de metrô e/ou trem. No total já são dez unidades, seis Embarque na Leitura localizadas em São Paulo (estações Luz, Tatuapé, Paraíso, Largo Treze e Santa Cecília do Metrô e estação Brás da CPTM), uma Livros & Trilhos no Rio de Janeiro (Estação Central), uma Livros sobre Trilhos no Rio Grande do Sul (Estação Mercado), uma Estação Leitura em Belo Horizonte (Estação Central) e por fim, uma “Leitura Integrada” no Terminal Integrado Pelôpidas Silveira, no município de Paulista, região metropolitana de Recife. Juntas, as bibliotecas somam 55.301 associados e já emprestaram 555.328 livros.

Dentro do projeto “Ler é Saber” o IBL mantém ainda dez bibliotecas Comunitárias, que possuem um acervo muito rico e diversificado, o qual atende a um público específico onde estão instaladas.


Serviço Biblioteca Infantil de Bairro
Local: Rua Lopes Chaves, 229 (entre as ruas Brigadeiro e Barra Funda) - Barra Funda
Inauguração: 22 de maio
Abertura oficial: 24 de maio
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!