Assista nossos Programas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Caminhão do projeto itinerante da Fundação SOS Mata Atlântica encerra seu primeiro ciclo em Osasco

Durante um ano, o caminhão visitou 45 cidades brasileiras para disseminar educação e conscientização ambiental por meio de atividades gratuitas com a população.

O projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” da Fundação SOS Mata Atlântica faz sua 45ª e última visita do primeiro ciclo que começou em maio de 2009. Trata-se de um caminhão totalmente adaptado pela ONG, que já viajou pelas regiões Sul, Sudeste e do Mato Grosso do Sul, no Centro-oeste do Brasil. A cidade de Osasco recebeu o projeto de 14 a 18 de abril, que ficou estacionado no Parque Chico Mendes.  Durante os cinco dias foram realizadas atividades gratuitas com a população, entre elas destacaram-se palestras, jogos educativos, exibições de filmes, apresentações teatrais, monitoramento da água do Córrego Bussocaba e outras. “É muito importante que a população saiba por que e como contribuir com a Mata Atlântica, pois, como o nome do projeto diz, ela também ocorre aqui em Osasco. A cidade teve originalmente 100% de seu território coberto pela Mata Atlântica, mas, hoje, restou apenas 1% da floresta original. Por isso, a população precisa fazer sua parte para reverter o desmatamento dos remanescentes locais”, explica Camila Plaça, coordenadora da exposição itinerante.

O projeto tem o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para diversos lugares onde ocorre Mata Atlântica. Após Osasco, o caminhão seguirá para o evento Viva a Mata 2010 – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, que acontecerá, de 21 a 23 de maio, na Marquise e Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião, serão apresentados os resultados de sua viagem, como o número de visitantes, voluntários cadastrados, os monitoramentos da qualidade dos rios das 45 cidades, entre outros. Ainda em maio, dará início ao seu segundo ciclo, que acontecerá na região nordeste do País.

As 45 cidades visitadas ficam em oito estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus, e conta com o apoio local da Prefeitura Municipal de Osasco, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fundação Bradesco.

Osasco também foram realizadas a coleta da água para análise de qualidade do Córrego Bussocaba; a palestra “A Mata Atlântica é aqui em Osasco”, com temas como desmatamento, educação ambiental, preservação e outros; a “roda das sensações”,  com o objetivo de despertar as sensações da população para os sons, cheiros e texturas da natureza, onde o participante, de olhos vendados, usa outros sentidos como audição, olfato e tato e finalmente, voluntários da SOS Mata Atlântica encenaram diversas sessões de “Amigos da Mata”, uma apresentação teatral de fantoches onde os personagens são espécies da Mata Atlântica.

O projeto conta também com atividades que podem ser realizadas a qualquer momento, variando apenas de acordo com a faixa etária dos grupos que o visitam. Como o CineMata, exibição de vídeos sobre a Mata Atlântica e o trabalho da Fundação; jogo da cidadania, um tabuleiro gigante onde os participantes atuam como os pinos do tabuleiro e que ensina os visitantes como se portar respeitando o meio ambiente; o jogo da memória, com espécies da fauna e da flora pertencentes ao Bioma Mata Atlântica; e também a maquete dinâmica e interativa, que mostra as diferenças entre dois territórios: um protegido pela Mata Atlântica e outro com uma área desmatada, fazendo chover de verdade em cima da maquete, os educadores ambientais do projeto mostram também a importância das matas ciliares, a maneira como os lençóis freáticos são formados, como podem ser causados os deslizamentos de terra e as inundações, além de salientar como os rios assoreados interferem no cotidiano das cidades.

A iniciativa pretende reforçar que a conservação do Bioma contribui não só para a qualidade de vida, como também para a economia local. A água tratada de forma correta exige menor quantidade de produtos químicos para filtrá-la. O lixo eliminado de forma adequada facilita a reciclagem e possibilita menor extração de matéria prima da natureza. A diminuição de áreas preservadas pode agravar catástrofes naturais como deslizamentos de terra e alagamentos, principalmente em territórios próximos às áreas urbanas, além de poder causar danos à população local. “Por isso, a ideia de levar educação ambiental às várias áreas do território brasileiro é tão importante. O desmatamento não ocorre apenas em metrópoles”, destaca Lemuel Santos (Rex), educador ambiental do projeto. “Assim, é dever da população local cuidar do ambiente onde vive, jogar lixo no local adequado, economizar água e energia elétrica, tomar cuidado ao mexer com fogo, e desta forma, contribuir com a cidade e com o planeta”, finaliza.

Monitoramento da qualidade da água
A Fundação SOS Mata Atlântica seleciona um rio, córrego ou lago em cada uma das cidades por onde passa o projeto e realiza uma coleta de água usando um kit de monitoramento. Desenvolvido pelo programa Rede das Águas da própria ONG, o kit possibilita uma análise que engloba 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, entre outras. Na cidade de Osasco, a coleta para monitoramento da qualidade da água será realizada no Córrego Bussocaba e acontecerá no final do primeiro dia de evento (14/04). Após uma análise detalhada, o resultado será divulgado no final da estadia do projeto na cidade. “O monitoramento da qualidade da água possibilita que as pessoas vejam a real situação do território onde vivem. A Mata Atlântica não está presente apenas na floresta, mas sim no ar que respiramos, na qualidade da água que fazemos uso e no equilíbrio do clima local. Os moradores precisam ajudar na preservação do restante do Bioma na cidade e, assim, mantê-lo rico em biodiversidade e adequado para a moradia da população”, explica Anderson Palmeira, educador ambiental do projeto.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma entidade privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, bem como promover a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental. A entidade desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável e proteção e manejo de ecossistemas. Para outras informações, acesse www.sosma.org.br.

Sobre o Bioma Mata Atlântica
Dentro do território brasileiro existem seis diferentes Biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampas, Pantanal e a Mata Atlântica. O Bioma Mata Atlântica está presente em 17 estados e abriga mais de 61% da população. Hoje, podemos observar que mais de 90% da floresta original foi desmatada, restando apenas 7,91% de remanescentes da Mata Atlântica. É um ponto importante para conservação mundial, ou seja, um Hotspot, uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta e também decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988. Das 633 espécies de animais ameaçadas de extinção de todos os Biomas do Brasil, 383 ocorrem na Mata Atlântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!